sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A fase da adolescência


Adolescentes são repletos de medos, de insegurança, e muitos deles não demonstram isso. Por falta de oportunidade, talvez. Ou até mesmo vergonha. Meus piores inimigos, são meus sentimentos, e tudo que eles envolvem. Ser adolescente não é colocar uma máscara, e fingir ser quem não é, pra satisfazer aqueles que não são! Cansei disso. Ser adolescente é dar a cara a tapa, é aprender errando e tentando, pedir desculpas, assumir os erros, é cair e saber levantar, é ter seus altos e baixos, momentos de infantilidade e maturidade, é enfrentar os próprios medos, e ultrapassar os limites. É crescer, é aumentar de nível a cada dia, cada minuto e cada segundo, subindo um degrau de cada vez. É sentir orgulho ou vergonha de ser quem é, é dar ou não valor ao que tem. É começar a ter conceitos sobre a vida, mesmo sem saber muito a respeito dela. Ser adolescente não é ser um monstro, um bicho de 7 cabeças. Adolescentes não são ET’S que invadiram a terra pra serem vândalos e destruir o mundo. Não! Aliás, os os adolescentes são os mais afetados com a violência, eles são as mentes mais fáceis de influenciar, e por isso passam a comete-las, a envolver-se com drogas e inúmeras coisas onde procuram aliviar ou descontar seu sofrimento, angústia, felicidade, agonia, ansiedade, e tudo aquilo que os fazem mal.
Sou adolescente, adolescente como milhões de pessoas, e não sou diferente de ninguém. Minhas lágrimas caem com facilidade, posso me magoar fácil, ou ser forte até demais. Forte pra algumas coisas, e fraca pra outras. Posso mudar de opinião à qualquer hora, mais não de princípios... Esses quase nunca mudam. Posso me envolver fácil aos sentimentos, eles são meus inimigos, mais tornam-se amigos quando querem. Ilusão, talvez ela sim, seja o pior dos sentimentos.
Aquele que nos faz enxergar coisas onde não tem. Ou melhor, não enxergar coisas onde tem! Posso acreditar fácil em fatos que nem existiram. Não me importo, “Tolo não é aquele que acredita, tolo é aquele que mente’’. Eu faço minha parte.
Aprendi a conviver e lidar com o que eu sinto. Com as minhas alegrias e as minhas dores, unidas e presentes em diversos momentos meus... só meus.
Não há muito o que falar, a adolescência é um período fácil, e difícil ao mesmo tempo. Complexo. Somos rodeados de adultos que dizem: “Isso não é nada, vocês vão aprender quando crescerem.’’ Espera aí, como assim? Isso não é nada? Muito pelo contrário. Sentimos muito mais que vocês, com muito mais intensidade, e por isso nos machuca. Sentimos mais dor ainda por não saber lidar com ela. Quando adultos vamos saber melhor como superar, isso eu entendo. Mais não pensem que por termos deixado de ser crianças, ainda somos. “Deixamos de ser” o que significa que não somos mais, mesmo que às vezes não pareça. E ao invés de ajudar, criticam. Colocam o dedo na ferida fazendo doer ainda mais. Poxa, é tão difícil compreender?.
Seria bom se os adultos talvez compreendessem nem que fosse um pouco. Julgam nossas atitudes como se fossemos criaturas bizarras, quando só estamos aprendendo a ser alguém melhor, do nosso jeito. Temos sim obsessão por fazer o que é errado, e prazer em sentir adrenalina, mas faz parte! Não vamos deixar de ser quem somos, não vamos mudar por críticas que não fazem sentido pra nós. Da mesma forma que temos que lidar com vocês, lidem com a gente. É assim que funciona. Convivência.
Pense, fale, compre, dance, beba, grite, enlouqueça, aprenda, concerte, corra, adore, idolatre, cumpra, leia, vote, use,seja, esqueça, acorde, brigue, impeça, admita, AME e principalmente, SINTA! Permita-se sentir, permita-se viver!

Um comentário:

  1. ahh a fase da adolescencia é a melhoor..
    tipo tenhu 15 anso.. e queria ter essa idade pra sempree..
    parece q tuudo é mais confuso.. mas é bom!
    parece q gnt nao tem medo de nada.. e é bom!
    SEGUINDO AKI \Õ
    SEGUE MEU BLOG LÁ TMB..!
    BJÃO

    ResponderExcluir